Dodo Vegan Hut produz congelados feitos com feijões, nozes, sementes e vegetais
Após perceber uma lacuna no mercado de produtos veganos práticos e saudáveis, um grupo de mulheres fundou, em 2022, a Dodo Vegan Hut, na Malásia. A empresa tem crescido rapidamente e já planeja expandir suas operações tanto local quanto internacionalmente por meio de investimentos estratégicos e parcerias. A popularidade dos alimentos à base de plantas aumentou devido à crescente conscientização sobre questões de saúde, ambientais e éticas.
A empresa elabora seus produtos com ingredientes minimamente processados para manter os sabores e texturas autênticos da culinária à base de plantas, em vez de imitar a carne. A empresa lançou uma linha de produtos congelados e fáceis de cozinhar, feitos com feijões, nozes, sementes e vegetais: hambúrgueres veganos, falafels e muffins de frutas. Esses produtos são uma boa fonte de proteína, fibras alimentares, fitonutrientes, vitaminas e minerais essenciais.
A Dodo Vegan Hut opera principalmente online para vendas diretas ao consumidor, com entregas realizadas por meio de um parceiro especializado em logística de cadeia fria para produtos congelados. Os clientes também podem encontrar os produtos nas lojas parceiras da empresa.
Leia Mais:
- Campinas ganha nova unidade do AptaHub, ecossistema de inovação na agricultura
- Ferrero irá lançar Nutella à base de plantas na Itália
- Kirin Colher elétrica promete realçar sabor salgado sem adicionar sódio
Uma pesquisa de 2024 sobre o consumo de alimentos à base de plantas na Malásia, realizada pela Rakuten Insight, revelou que 28% dos entrevistados seguem uma dieta vegetariana ou vegana, enquanto 45% optam por alternativas à base de plantas por acreditarem que são uma opção saudável. Além disso, 40% manifestaram interesse em experimentar novas tendências alimentares.
No ano passado, a Berjaya Food, que opera todas as lojas Starbucks na Malásia e outras cadeias de varejo e restaurantes, anunciou que estava ampliando suas ofertas de produtos veganos em resposta à crescente demanda por dietas à base de plantas.
A maior empresa de pó multigrãos da Malásia, a GoodMorning Global também lançou um produto de carne em pó à base de plantas no ano passado, apostando no futuro promissor das proteínas alternativas. Marcas internacionais como Oatly e a startup de tecnologia alimentar indonésia Green Rebel, que considera a Malásia um de seus principais mercados, continuam a introduzir novos produtos veganos.